22 de junho de 2016

Trágica morte de gorila Harambe mostra por que zoológicos devem ser proibidos




A trágica morte do gorila Harambe para supostamente salvar um menino de quatro anos no zoológico de Cincinnati evidencia que os zoológicos devem ser fechados.

Embora muitas pessoas culpem os pais do menino, o verdadeiro vilão da história é o zoológico, diz o New York Daily News.

Os zoológicos são prisões para os animais selvagens. Enquanto um leão fica em um espaço de alguns milhares de pés quadrados no zoológico de Bronx; na natureza, ele pode percorrer metade da África Subsaariana.

Como tem sido documentado de forma exaustiva, o cativeiro deixa os animais deprimidos, enlouquecidos, violentos e entediados.

Muitos animais saudáveis também são mortos por zoológicos. Alguns anos atrás, o zoológico de Copenhagen matou uma girafa e, em seguida, a BBC revelou que entre três mil e cinco mil animais são mortos nesses locais apenas na Europa.

Existe também outro problema: quando as crianças vão ao zoológico, elas entram em contato com situações que não refletem a realidade.

Parece que os animais estão bem e não são ameaçados pela caça ou que seus habitats naturais não têm sido dizimados pelo aquecimento global causado por humanos.

Claramente, a sociedade tem se afastado dessa concepção que considera animais como entretenimentos.

Em meio a protestos sobre o cativeiro de baleias, o SeaWorld anunciou que iria parar a reprodução de orcas em cativeiro e, eventualmente, parar de explorá-las em shows.

Outro caso refere-se à decisão do circo Ringling Bros e Barnum & Bailey Circus de parar de usar elefantes em suas atrações.

Os zoológicos têm que seguir essa tendência, pois os animais não devem ficar presos, mas sim soltos na natureza, de onde eles realmente fazem parte.

Nenhum comentário: