28 de janeiro de 2013

Aluguel de cães explorados para proteção de imóveis pode ser proibido no Recife (PE)


                     As denúncias de vizinhos foram fundamentais para o resgate dos dois animais. 
                                 (Foto: Teresa Maia/DP/D.A.Press/Arquivo)
O aluguel de cães para a proteção de imóveis do Recife está com os dias contados. Um projeto de lei está sendo desenvolvido pelo secretário executivo de Defesa dos Animais, Rodrigo Vidal, para proibir essa prática de exploração. Em apenas uma semana, dois pit bulls da empresa Riva’s Cães foram resgatados. Ambos com sinais de maus-tratos. Um inquérito policial foi aberto contra os proprietários da empresa, que podem pegar até um ano de detenção, além de pagarem uma multa, cujo valor é arbitrado pela Justiça.
“A atividade de deixar um cão tomando conta de uma residência tende a ser cruel. O animal sofre muito com um trabalho que deveria ser praticado por um vigilante contratado. O proprietário do imóvel optando pelo cão por motivação econômica, já que não precisa pagar pelo serviço”, pontuou o secretário Rodrigo Vidal. Ainda não há prazo definido para que o projeto de lei municipal seja concluído e encaminhado para votação na Câmara de Vereadores.
As denúncias de vizinhos foram fundamentais para o resgate dos dois animais. Segundo testemunhas, os pit bulls estavam há dias abandonados, sem comer, nem beber água. Há uma semana, um foi resgatado no bairro do Rosarinho, Zona Norte do Recife. Nessa segunda-feira (21), o segundo foi encontrado numa residência do Pina. “A sociedade está cada vez mais proativa para denunciar os maus-tratos aos animais. As redes sociais também tem um papel importante nessa luta”, disse Rodrigo Vidal, que participou da operação em parceria com a Delegacia de Meio Ambiente e o Centro de Vigilância Ambiental (CVA) do Recife.
Recém-criada pela prefeitura, a Secretaria Executiva de Defesa dos Animais já pretende ampliar a infraestrutura para que equipes de plantão trabalhem na fiscalização, no resgate de animais vítimas de maus-tratos e até mesmo na denúncia dos casos mais graves à Polícia Civil. Representante do Movimento de Defesa Animal de Pernambuco, Goretti Queiroz recebeu com entusiasmo a notícia do projeto de lei. “Acho que deve ser ampliado também para os municípios de Olinda e Jaboatão dos Guararapes. São duas regiões onde o problema dos cães de guarda acontece com frequência. Há várias empresas espalhadas”, disse.
Projeto semelhante foi criado, em 2011, pelo deputado estadual Daniel Coelho (PSDB), mas ainda segue em tramitação na Assembleia Legislativa de Pernambuco, sem prazo para ser vitado. O documento prevê multa de R$ 1 mil para os proprietários dos cães ou imóveis em que os animais sejam encontrados. O mesmo aconteceria com os donos das empresas contratadas para o serviço. Em caso de reincidência, esse valor dobra. “Precisamos pressionar os deputados para que o projeto vire lei e garanta a vida dos animais”, concluiu Goretti Queiroz.



Nenhum comentário: